terça-feira, 9 de outubro de 2012

Alcoolismo e suas consequencias

Alcoolismo
      O alcoolismo não é uma fraqueza de caráter, nem um vício, ms sim uma doença crônica. com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual a pessoa se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada. 
      A dependência ocorre quando o indivíduo perde a liberdade de se abster  de bebidas alcoólicas, não conseguindo controlar o seu consumo; a necessidade de beber ocupa os seus pensamentos, modificando o seu comportamento.
      O consumo pode ser moderado ou excessivo, ao contrario de outras substâncias  o álcool é uma substância em que se aceita um consumo moderado em adultos saudáveis. O álcool é classificado como um depressor do sistema nervoso central e é a porta de entrada à outras drogas.
Fatores que influenciam o uso do álcool
  • A predisposição genética ;
  • Estrutura psíquica;
  • Influências familiares e culturais;
  • Facilidade de acesso;
  • Aceitação social;
  • Estilo de vida estressante;
  • A gratificação e o prazer da bebida;
  • A mídia  e outros
 Como acontece a dependência alcoólica
     
Primeira fase: A pessoa bebe pra relaxar, usa álcool para se socializar, mente a respeito de seus hábitos em relação a bebida.
Segunda fase: A pessoa precisa cada vez de álcool, surge a tolerância.
Terceira fase: A pessoa não consegue mais se controlar, não consegue parar, começa a ter amnésia, surgem problemas familiares, financeiros, no trabalho e ate relacionados a própria saúde.

Existe tratamento?
      Existe várias estratégias para alguém que deseja se livrar do álcool, basta a pessoa desejar parar e procurar ajuda. entre os mais conhecidos existem: Alcoólicos Anônimos, terapias comportamentais cognitivas desenvolvidas por um profissional da saúde habilitado.
     Se você se identifica com essas características ou conhece alguém que esteja precisando da ajuda, procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima do seu bairro e entre em contato com a psicóloga do posto, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário